Tecnologia a favor do paciente: confira o aplicativo Life Coach que ajuda as pessoas com TDAH a viverem melhor!

Tecnologia a favor do paciente: confira o aplicativo Life Coach que ajuda as pessoas com TDAH a viverem melhor!

Para muitas pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) controlar as prioridades e organizar as tarefas ao longo dos dias, semanas e meses, ou até mesmo monitorar os próprios desafios e avanços no controle do TDAH pode ser uma tarefa árdua.

Hoje, felizmente, já existem ferramentas que ajudam as pessoas com TDAH nessa jornada. Exemplo disso é o aplicativo Life Coach, que foi desenvolvido na Suécia por psiquiatras especializados no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e que já está disponível em português. O app é gratuito e funciona como um suporte cotidiano para o acompanhamento do paciente nos mais diferentes aspectos, diminuindo os impactos do transtorno no dia a dia.

O processo se assemelha ao de um coaching, ou seja, de uma metodologia de capacitação de indivíduos, que contribui para que as pessoas com TDAH desenvolvam melhor disciplina e se mantenham focadas nas tarefas e habilidades priorizadas. Além disso, o aplicativo Life Coach facilita o acompanhamento do tratamento multidisciplinar do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Como funciona o Life Coach na prática?

O aplicativo Life Coach permite que próprio paciente com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou seu cuidador, registre quais são os objetivos a serem alcançados dia a dia, a partir da realização de atividades simples, como pagar as contas, arrumar o quarto, ter horário para estudar, lembrar-se de estar preparado para uma reunião, etc. Com isso, é estabelecida uma rotina para o paciente – independentemente de sua idade e da fase da vida em que está – evitando que os sintomas de hiperatividade ou falta de atenção, por exemplo, prejudiquem o andamento de suas tarefas.

As metas (alcançadas ou não) são registradas pelo paciente em um diário, no próprio aplicativo Life Coach, e enviadas ao médico para que sejam analisadas na próxima consulta ou sempre que necessário. Com base nos objetivos alcançados, novos temas ou atividades podem ser gradativamente propostas, de acordo com a evolução individual do paciente com TDAH.

O aplicativo Life Coach é gratuito e já pode ser baixado na Apple Store (IOS) e, em breve, estará no Google Play também (Android).

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

Saiu na Mídia

Conteúdos Relacionados